Após a cirurgia bariátrica, em torno de 10% dos pacientes voltam a ganhar peso. Os fatores para esse quadro são diversos, desde problemas comportamentais do paciente, questões emocionais e anatômicos (relacionados a cirurgia). Para isso, disponibilizamos algumas técnicas de reversão para esse quadro:
Plasma de Argônio
O plasma de argônio é um procedimento ambulatorial realizado por endoscopia para pacientes que voltaram a ter reganho de peso após a cirurgia bariátrica (Fobi-Capela ou Bypass). Ele tem a função de devolver a sensação de saciedade ajudando o paciente na perda de peso e reintegração ao plano de tratamento multidisciplinar.
O reganho de peso, que pode aparecer alguns anos após a cirurgia bariátrica, pode ter muitos fatores, entre eles está a dilatação da anastomose (área da emenda) entre o pequeno estômago criado na cirurgia e a alça intestinal, diminuindo a sensação de saciedade inicialmente encontrada nesta cirurgia.
A correta indicação e aplicação do plasma de Argônio ajuda a diminuir a anastomose entre o estômago e o intestino, restaurando a restrição alimentar e ajudando o paciente a perder o reganho de peso, em média 80% deste.
Dr. Leonardo Salles
É titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia do Aparelho Digestivo e vem se dedicando ao estudo do controle da obesidade há mais de 16 anos, sendo referência no uso do balão intragástrico.
Saiba mais sobre o Dr.