“O CORPO É O REFLEXO DO QUE TEMOS DENTRO DA PESSOA E ESSA IMAGEM ESTÁ ATRELADA ÀS EMOÇÕES”

Efeito sanfona, boicote à dieta, assalto noturno à geladeira, preguiça de ir à academia, todas essas questões perpassam os questionamentos no consultório diariamente quando estamos tratando de emagrecimento. Fato é que grande parte disso é culpa do inconsciente.  “O corpo é o reflexo do que existe dentro da pessoa e essa imagem está atrelada às emoções. Todas as pessoas que estão em processo de emagrecer estão cansadas de saber o que devem ou não comer para não engordar, mas o inconsciente grava emoções que levam a ingerir gordura, mesmo sem querer ou precisar”.

Se compararmos o ser humano com um computador: temos o hardware, que é o nosso corpo, e os softwares, que são os conhecimentos teóricos que adquirimos ao longo da vida na escola, em livros, palestras. Entre o hardware e o software existe uma parte fundamental da máquina e também do ser humano chamada de sistema operacional. É lá que estão gravados nossos programas emocionais, que foram registrados em algum momento da nossa história, num nível inconsciente. Esses programas emitem impulsos que nos fazem comer à noite, mesmo sabendo que o melhor é comer pela manhã; que nos fazem ingerir gordura, doces e etc.

Essa programação emocional começa a ser registrada desde a gestação até, no máximo, dois anos. Nessa fase, o cérebro é uma esponja e tudo é absorvido. Ali fica gravada toda a estrutura emocional que, mais tarde, geralmente na adolescência, começa a desabrochar. Por isso é comum sentirmos angústia, raiva e outros sentimentos a partir dos 12, 13 anos. É por isso, também, que geralmente nessa fase começamos a engordar.

Portanto para alterarmos essa programação primeiro precisamos ter clareza e tomar consciência de que aqueles quilinhos a mais realmente te atrapalham e fazem mal tanto para a saúde como a vida social. Depois, buscar por meio de terapia, técnicas que acessem o inconsciente e descubram porque há aquela gravação. A partir do momento que o problema é trazido à consciência, o cérebro dará uma nova interpretação e o sentimento será gravado de outra maneira no inconsciente.

Os programas emocionais que levam as pessoas a comer exageradamente e engordar mais comuns são: medo, insegurança, tristeza e angústia. São sentimentos que geram uma necessidade de proteção e o inconsciente entende que, com a ingestão de gordura, o contato com o mundo exterior fica mais distante.

Reconhecer o quanto a gordura faz mal para o corpo é o primeiro passo para fazer a Inteligência Emocional trabalhar a favor do emagrecimento. Por isso seguem quatro dicas importantes para clarear como será sua nova forma de pensar.

DECIDA MUDAR

ANOTE OS PREJUÍZOS ACUMULADOS: Anote os danos que esses quilos a mais lhe trazem para a vida. Isso facilita visualizar os problemas e impulsiona a mudança.

ANOTE OS GANHOS: perceba o que realmente já foi conquistado.


PROCURE AJUDA: Busque técnicas e terapias que identifiquem o que está causando determinado tipo de comportamento que te faz comer demais e engordar. É preciso mudar de dentro para fora e essa transformação começa a partir do inconsciente.

 

Equipe de Psicologia Hospital IMO

Instagram