Hoje vamos falar sobre uma das formas em que a Psicologia pode contribuir no tratamento da obesidade, vamos falar de hipnoterapia ericksoniana!
A hipnoterapia ericksoniana foi criada pelo psiquiatra e psicólogo americano Milton Erickson. Diferentemente da hipnose clássica, direta, que diz explicitamente ao sujeito que entre em transe ou mude seu comportamento, Milton Erickson defendeu o método de hipnose indireta. A hipnose indireta é um método sutil e respeitoso que utiliza a linguagem corporal, histórias, metáforas e outras técnicas hipnóticas para favorecer melhores resultados nos tratamentos dos pacientes.
Para Milton Erickson, a mente inconsciente poderia ser acessada mesmo que a pessoa não estivesse em transe profundo. Segundo ele, era possível fazer uma sugestão indireta que, mesmo se o paciente percebesse ou não, resultaria em uma mudança terapêutica.
Erickson partiu de suas observações de que o estado de transe acontece diariamente, em diferentes graus, como por exemplo, quando a mente vagueia durante o trajeto para casa, durante reuniões, assistindo a filmes ou leitura de um livro.
A hipnoterapia no emagrecimento:
Sabe-se que a obesidade é uma doença multifatorial que se desenvolve na interação do genótipo e do meio ambiente, envolvendo fatores sociais, comportamentais, culturais, fisiológicos, metabólicos e genéticos.
Em um considerável número de pessoas com sobrepeso, a causa da dificuldade na eliminação de gordura tem origem em sua própria mente. Muitas fazem vários tratamentos e chegam a emagrecer, mas depois de certo tempo voltam a engordar.
Essas pessoas emagrecem fisicamente, mas psiquicamente continuam gordas, com uma imagem de si acima do peso. E é neste ponto que a hipnoterapia pode contribuir, ao reprogramar a mente do indivíduo para esta nova realidade. A hipnose então pode facilitar o tratamento de emagrecimento e ajudar em sua manutenção a partir de seus objetivos que são:
– Estimular a prática de exercícios físicos;
– Investigar ganhos secundários;
– Estimular uma alimentação saudável;
– Melhorar a autoestima;
– Controlar a ansiedade;
– Ajustar a imagem corporal.
Ou seja, a hipnoterapia Ericksoniana pode ser uma grande aliada no tratamento da obesidade!
Equipe de Psicologia Hospital IMO