No dia 05 de junho é comemorado o dia mundial do meio ambiente e ele muito se relaciona com nossa alimentação e nutrição. É dele que retiramos grande parte dos nossos nutrientes. E hoje vamos falar um pouco do aproveitamento integral dos alimentos que visa a utilização total dos componentes no preparo de refeições, incluindo, além da polpa, partes não convencionais tais como cascas, sementes e talos de legumes e verduras, diminuindo a geração de resíduos, ajudando na economia doméstica e melhorando nossa nutrição.
O conceito do não desperdício e do aproveitamento integral pode e deve ser realizado no dia a dia por qualquer um, independentemente da classe socioeconômica. Eliminar preconceitos alimentares, como a ideia de que esse tipo de alimentação é somente para população de baixa renda, é essencial para mudança de hábito.
Veja alguns exemplos e receitas de como utilizar melhor os alimentos:
Receitas
Azeite cítrico: Higienize o limão e rale a parte verde da casa. Com ajuda de um pilão, macere bem. Cubra de azeite e espere 06 horas para consumir.
Tomate recheado com talos: Corte as tampas dos tomates, retire as polpas e reserve. Em uma panela refogue com um fio de azeite a tampa e polpa do tomate, cebola, alho, talo de couve e beterraba. Adicione sal, ervas e pimenta a gosto. Quando os talos murcharem, desligue o fogo. Misture este refogado com queijo ricota e recheie os tomates. Disponha os tomates em uma assadeira, coloque o recheio e salpique queijo parmesão ralado, salsa e cebolinha por cima e coloque para assar.
Equipe de Nutrição Hospital IMO